.

Nossos Serviços

INSPEÇÕES DE SEGURANÇA

INSPEÇÃO EM CALDEIRA
INSPEÇÃO EM CALDEIRA

Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
Existem vários tipos de caldeira dentre elas destacamos:
Caldeiras Flamotubulares
As caldeiras flamotubulares ou de tubos de fogo, tubos de fumaça, ou ainda gás-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que se encontram circundados por água, cedendo calor à mesma.
Nesse tipo de caldeira os tubos são postos horizontalmente ou verticalmente num corpo cilíndrico e fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos justamente por refletirem boa parte do calor. A fornalha fica logo abaixo dos espelhos, onde os gases gerados pela combustão sobem através dos tubos de condução, aquecendo e vaporizando a água que está em torno deles. As fornalhas são utilizadas principalmente no aproveitamento da queima de combustíveis, tais como: palha, serragem, cascas de café ou amendoim, óleos e etc.
Caldeiras Aquatubulares
Caldeiras aquotubulares são também chamadas caldeiras de paredes de água ou de tubos de água. A água passa pelo interior dos tubos, que por sua vez são aquecidos pelas chamas. São as mais comuns em se tratando de plantas termelétricas ou geração de energia elétrica em geral, exceto em unidades de pequeno porte. A pressão de trabalho de caldeiras deste tipo pode chegar a 26 MPa, ou seja, superior a pressão do ponto crítico. Neste caso, o período de ebulição (transição de líquido para vapor) passa a não existir.

Realizamos inspeção em caldeiras conforme NR13, verificando a integridade física, a existência de trincas, fissuras, rupturas, através de ensaios e testes específicos para garantir a confiabilidade do equipamento. Possuímos uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para execução dos diversos serviços, entre eles destacamos:
• Projeto de Instalação;
• Reconstrução de Prontuários;
• Execução de testes Hidrostáticos;
• Medição de Espessura;
• Execução de Cálculo de PMTA;
• Ensaio por líquido penetrante;
• Projeto de alteração e reparo;
• Livro de registro de segurança.
Elaboramos contratos de inspeção NR-13 e/ou manutenção desenvolvido de acordo com a necessidade do cliente, buscando um equilíbrio econômico e garantindo o continuo funcionamento do processo.

IMAGENS

VOLTAR